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segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O desempenho escolar.

O desempenho escolar é visto e medido referente ao resultado da prova é pouco  trabalhado,  se faz pouco  com relação aos resultados não existe um olhar mediador (trabalho de intervenção sobre os resultados, com estabelecimentos de metas de acordo com os objetivos) em que toda a escola poderia se envolver transformando o conhecimento obrigatório em significativo.
[1]Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel. Segundo Marco Antônio Moreira "a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo".
Primeiros estudos
Ausubel publicou seus primeiros estudos sobre a teoria da aprendizagem significativa em 1963 (The Psychology of Meaningful Verbal Learning) e desenvoveu-a durante as décadas de 1960 e 1970. Mais tarde, no final da década de 1970, Ausubel recebeu a contribuição de Joseph Novak que progressivamente incumbiu-se de refinar e divulgar a teoria. Com a contribuição de Novak, a teoria da aprendizagem significativa modificou o foco do ensino do modelo estímulo→ resposta→ reforço positivo para o modelo aprendizagem significativa→ mudança conceptual→ construtivismo.


              
É importante lembrar que o resultado, apesar de se estabelecer um percentual único para todo  a escola possui a prerrogativa do olhar investigativo do professor para que  atenda as reais necessidades do aluno.
E  não somente o olhar punitivo utilizando - se da  avaliação( somativa, refere - se aquí a avaliação obrigatória), mas que os conteúdos em que o aluno , apresenta maior dificuldade a
 deveria ser usado como mais um incentivo de trabalhar em cima do processo de aprendizagem das crianças,considerando que cada como ser humano cheio de possibilidade e dotado de capacidades e necessita de um trabalho contínuo para que o seu  desenvolvimento seja pleno.
Se no trabalho pedagógico da escola estiver como meta melhorias do processo de ensino, ou seja, em que houvesse uma maior realização de trabalhos para melhoria do processo de ensino e aprendizagem, tanto da criança quanto do professor.
Por meio de grupo de estudos utilizando – se do HTPC´s(Horário de Trabalho Pedagógico) para melhorias de estratégias e de ensino do professor.
E para as crianças a utilização de reforços, não para reforçar o que ele sabe mais trabalhar de forma diferente os conteúdos que ele está com dificuldade para aprender.
  A prova se tornou mais um instrumento de avaliação de  “concorrência” de saberes e de desempenho  e a punição estimula para que este processo permaneça.


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