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terça-feira, 30 de novembro de 2010

Considero que “educação

Considero que “educação” é a provocação constante que se realiza junto ao aluno, considerando seus conhecimentos prévios, adquiridos por meios de suas vivencias que precedem à escola na sua vida. O “conhecimento” não é algo que possa ser sistematizado precisamente, ou seja, não é algo que possa ser calculado precisamente considerando tudo o que o aluno sabe e quantificado em numero, ignorando os processos de aquisição e acomodação do mesmo. Dentro da escola estes dois conceitos aparecem ligados a notas e cobranças, retirando todo o prazer de aprender, criar e associar o conhecimento prévio com o acadêmico. Com isso poderemos considerar que a educação quando mal sistematizada esta pode se tornar acumulativa, ou seja, não fará sentido para o aluno tornando se assim uma "Educação Bancária".
Paulo Freire diz:
“Na educação bancária, os alunos se tornam depositários dos conteúdos transmitidos á eles. Enquanto a prática bancária , como enfatizamos, implica numa espécie de neste zia, criador dos educando, a educação problematizadora, de caráter autenticamente reflexivo, implica num constante ato desvelamento da realidade”.

(FREIRE, PAULO. Pedagogia do Oprimido. 17 Ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1987; p80).

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